Para Refletir!!!

sábado, 3 de julho de 2010

Carta a um menino brasileiro


Menino,

Vi você chorando na arquibancada do Estádio Nelson Mandela Bay. Foi a primeira imagem que atraiu meu olhar depois da derrota do Brasil. Não sei se te consola, mas você nao foi o primeiro. Seu choro me fez lembrar de uma famosa capa do Jornal da Tarde em 1982. Faz muito tempo. O Brasil perdeu, eu era pequeno e fiquei muito triste. Essa memória me deu vontade de escrever, em seu nome, às crianças brasileiras.

Você é muito novo, e quatro anos ainda parecem muito tempo. Mas vá por mim, que já atravessei essa marca quatro vezes: passa depressa. Em 2014 tem Copa no Brasil e você vai poder voltar a um estádio para ver a seleção, perto de casa, talvez até com seus parentes e amigos. Vai ser legal.

Você também é muito novo para entender uma coisa importante, que nem muitos adultos entenderam ainda: nao dá para ganhar todas. O mundo é muito grande, tem muita gente boa de bola fora do Brasil. Ser brasileiro já nos dá o privilégio de ter visto nossa seleção ser campeã mais vezes do que qualquer outra. Imagina o que é ser criança na Holanda…

Você também é muito pequeno para saber que o futebol tem bem mais do que aquilo que a gente vê em campo. Sorte sua! Crescer tem muita coisa boa, mas também te faz aprender, meio na marra, que aquelas carinhas no seu álbum de figurinhas são de gente de carne e osso, com qualidades e defeitos, que erram e acertam… E às vezes nos deixam na mão.

Os brasileiros que erraram hoje já foram crianças como você. Sonharam com a Copa do Mundo e chegaram perto dela. Não sei se você está com raiva do Dunga, do Felipe Melo, ou só triste e achando que o futebol é injusto, como eu fiquei em 82. Talvez você ainda seja muito novo para pensar nisso também, mas não é questão de justiça.

Levou 12 anos depois daquele dia para eu ver o Brasil campeão. Quem sabe para você essa espera acaba em quatro, e no Brasil? Um escritor português tem uma frase legal sobre isso: o que há de bom nas derrotas é que elas não são eternas.

Daqui a pouco vou me ocupar de coisas mais adultas, falar da derrota de hoje na televisão e escrever um post com os números da partida. Mas queria deixar combinado que nós não vamos deixar esta derrota ser eterna.

Até 2014!

(Marcelo Barreto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário